• George Benson

Djassi Africa lança iniciativa Guiaspora para mobilizar,conectar e ativar a diáspora da Guiné-Bissau


Nota de Imprensa - 22 de Novembro de 2021


A diáspora Africana tem o potencial de ser uma força transformadora para o desenvolvimento dos seus países de origem, não apenas por via de remessas de fundos, mas também através da promoção de investimentos, comércio, investigação, inovação, e a transferência de conhecimento e tecnologia.


Alguns países Africanos estão a apostar fortemente no desenvolvimento de ligações estratégicas com a sua diáspora, tanto no encorajamento do seu regresso, como na utilização das suas networks, conhecimento e capital financeiro para potenciar e acelerar o desenvolvimento de África. Este fenómeno não se tem verificado de forma consistente na Guiné-Bissau, constituindo assim um desperdício de capital intelectual, financeiro, social e cultural tão necessários ao desenvolvimento do país. Esta diáspora constitui um recurso pouco explorado para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.


Torna-se assim urgente e fulcral a mobilização estruturada e estratégica da tão bem preparada, mas dispersa, diáspora Guineense, constituída por líderes que estão a criar impacto por este mundo fora nas mais diversas áreas. A agenda do desenvolvimento sócio-económico da Guiné-Bissau deve incluir a visão, contribuição e liderança desta nova geração da diáspora.


O Guiaspora, iniciativa da Djassi Africa, visa mobilizar, conectar e ativar a nova geração de jovens líderes, inovadores e visionários da diáspora Guineense com vista a elevar a Guiné-Bissau através da viabilização de oportunidades de desenvolvimento e inovação para o país. O Guiaspora pretende inspirar e empoderar esta nova geração da diáspora Guineense para que se tornem em agentes de mudança e contribuidores ativos para o desenvolvimento e prosperidade da Guiné-Bissau, através da sua visão, conhecimento, recursos e networks. O Guiaspora vai apostar no desenvolvimento de um ecossistema de inovação global com a capacidade de identificar e transformar ideias com impacto em soluções escaláveis para a Guiné-Bissau. Através do Guiaspora, a Djassi Africa compromete-se a construir pontes de união e de cooperação entre os Guineenses no país, na diáspora, e os amigos da Guiné-Bissau, incentivando-os a trabalharem conjuntamente para maximisar o seu impacto no país.



A primeira iniciativa, denominada Guiaspora Djumbai, foi oficialmente lançada em Lisboa no início de Novembro deste ano, tratando-se de um encontro estratégico entre jovens líderes da diáspora Guineense focado na identificação e ativação de ideias, projetos e oportunidades para impulsionar o desenvolvimento sustentável do país. Este ecossistema de líderes da diáspora irá unir forças para gerar sinergias que acelerem e amplifiquem o impacto das suas iniciativas na Guiné-Bissau. O Guiaspora Djumbai é um espaço independente, inclusivo, apartidário e sem filiação política, focado em soluções concretas e viáveis de serem implementadas com a contribuição e liderança desta diáspora. Os próximos eventos já estão a ser planeados para outras geografias com o objetivo de mobilizar mais grupos da diáspora.


Outras iniciativas do Guiaspora estão a ser trabalhadas e serão anunciadas no início de 2022.


-------

Sobre a Djassi Africa


A Djassi Africa investe em inovação e empreendedorismo de impacto com potencial transformador para o continente Africano, com enfoque na revolução digital e tecnológica de África. No âmbito da sua missão, a Djassi Africa capacita e empodera inovadores e empreendedores Africanos, investe e desenvolve startups de base tecnológica, e potencia ecossistemas de inovação através do apoio a governos, incubadoras, aceleradoras, hubs, e instuições de ensino superior e formação profissional.


Links:

Djassi Africa: https://www.djassiafrica.com/


Social media links:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/djassiafrica/